segunda-feira, 18 de julho de 2011

Dica da Ayda Para o Pequeno Jardineiro

Insetos do jardim

Incentive seu pequeno jardineiro a conhecer e preservar os bichinhos de jardim. Cada inseto tem sua importância na Natureza. Conheça aqui os mais comuns e a função de cada um:

Abelhas - Rainhas do jardim, elas são as maiores responsáveis pela reprodução das plantas. Isso porque ao visitarem as flores – cerca de 5 mil por dia – acabam levando o pólen de uma para a outra.

Borboletas - Também é uma das responsáveis pela reprodução das plantas. Elas nascem como lagartas, que podem ser venenosas e “queimar” quando tocadas. Depois passam por uma transformação e se tornam borboletas. Curiosamente, nessa fase permanecem vivas por cerca de apenas duas semanas.

Maria-fedida - Esse inseto é comum nos jardins, mas geralmente é inofensivo. Entretanto, há espécies que podem picar se molestadas. O que mais incomoda na maria-fedida é o cheiro que exala ao ser tocada. Mas é esse odor que espanta seus inimigos. Ela põe ovos no verso das folhas das plantas, que eclodem e geram vários filhotes, mas não chegam a causar infestação.

Consultoria: Sérgio Ide, do Laboratório de Entomologia do Instituto Biológico de São Paulo, tel.: (11) 5087-1700

Nenhum comentário:

Postar um comentário