quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Vamos cultivar bulbos

Os cultivo de bulbos ainda não é muito comum no Brasil, mas vale super a pena tê-los no jardim.

Você certamente já os viu à venda em gardens centers. Eles são aquelas "cebolas" vendidas em redinhas e geralmente estão penduradas nas lojas, na mesma seção das sementes de jardim.

O legal de cultivar os bulbos é que você planta e já de cara em no máximo 60 dias vê as flores. Depois, elas somem, as folhas morrem e você esquece. Deixa lá no jardim ou no vaso enterrado. Anualmente, como que para te presentear, eles brotam de novo e seguem o mesmo ciclo.
Esses são bulbos de ornitogalum floridos. Olha como fica lindo um vaso dele no jardim
Aqui, um detalhe da flor
Vasos com bulbos de íris e lírios
Ao fundo copo-de-leite colorido e na frente, uma flor de amarílis brotando
Bulbos de palma-de-santa-rita. Eu amo essa flor. Pena que ela só é conhecida como flor de corte, principalmente para decoração de funerais, mas no jardim, fica linda. Basta tutorar os ramos para evitar que caiam com o vento forte



Uma boa parte dos bulbos é vendida em lojas com o selo do produtor André Boersen. No site dele há indicações de como cultivar bulbos. Vale dar uma olhada.

Ilustração: reprodução do site do produtor André Boersen


Outra dica é que o produtor se uniu às profissionais Carolina Pedrosa e Peitra de Wit e eles criaram um espaço  de jardim só com flores de bulbos para a Mostra Minha Casa Meu Jardim na Expoflora. Lá, você pode conferir de perto a beleza dessas flores e como fazer um paisagismo com elas.

A Expoflora completa 31 anos em 2012 e acontecerá de 30 de agosto a 23 de setembro, das 9h00 às 19h00.
Fica em Holambra, SP 340, rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos a R$ 30. Crianças até 5 anos não pagam.
Outras informações, acesse a página da evento na internet

2 comentários:

  1. Adorei a ideia do bulbo. Tenho um vaso que está meio esquecido, vou aproveitar e comprar um bulbo deste, de uma flor bem bonita.

    ResponderExcluir